quarta-feira, 2 de julho de 2008

ANÁLISE

Estudos comprovam que as crianças possuem uma percepção mais apurada do que os adultos. O desenho, na maioria das vezes, é a linguagem utilizada por elas para se expressar.
Não é a toa que psicólogos conseguem descobrir qualidades, particularidades, característica e mudanças da personalidade de uma criança apenas ao contemplar uma simples ilustração.
A razão da comoção por parte das pessoas ao verem uma criança desabafando, é a inocência e a sinceridade que dela é transmitida.
Semanas atrás, eu fui a uma papelaria, comprei uma caixa de giz de cera e fiz um desenho simples de uma criança no pátio de sua escola. Busquei traços infantis para o meu desenho. Expressei no papel nada mais do que a realidade vivida em uma escola publica aqui do bairro.
Anexado ao desenho escrevi uma cartinha expressando a minha vontade e ansiedade de ver a arte impressa na parte infantil de um dos jornais mais lidos no estado. Enviei.
Após duas semanas, para a minha surpresa, o desenho havia sido publicado no jornal e junto com ele, a minha carta.
Fiquei a me perguntar: “Será que a equipe que publicou o desenho parou para observar o que está por trás da ilustração?”.
Façamos agora uma análise da ilustração.
























(Clique na imagem para ampliar)

Análise da Ilustração:

- Solzinho feliz no canto superior esquerdo (básico)
- Amontoado de cadeiras escolares quebradas no canto inferior esquerdo
- Escola com a porta quebrada
- Janelas quebradas (faltando vidro)
- Telhado com buraco
- Fachada com rachaduras
- Palavra “Escola” escrita de forma errada
- Uma mancha de sangue bem no pátio.

Ouçam mais as crianças, contemplem a pureza e a sinceridade destes pequeninos. Procurem entender a linguagem infantil.


Abraços,
Danilo Amorim

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Danilo! Super interessante esse post! Só vc mesmo pra ter uma idéia como essa, enviar um desenho e uma cartinha como se fosse uma criança... gostei tb da sua visão sobre a importância de dar atenção a pequenos detalhes que podem existir nas entrelinhas de um simples desenho infantil... vc está certo, muitas vezes a criança se expressa por meio deles! Adorei! Beijocas!

mc Jay-X disse...

Fantástico !!

Amei a idéia, o enunciado e o resultado final! Parabéns pela criatividade.